Instalação completa e ativação de um VBR
Neste guia vamos ver como instalar e ativar um VBR, do zero, desde o download da ISO do VBR até a instalação do mesmo, com a licença, mapeamento dos repositórios locais e na nuvem e criação/execução de um backup e um backup copy.
Atividades pré-instalação
O cenário de utilização de um VBR se enquadra quando o cliente possui uma data center local (nuvem privada), com um ou mais hosts físicos locais, utilizando algum software de virtualização para criar e gerenciar máquinas virtuais, como Hyper-V ou VMware, e com o VBR no mesmo ambiente é possível fazer backup de todas as VMs que estão dentro do virtualizador para um disco local, disco de outra máquina na rede e/ou para a nuvem da Skymail.
É recomendado que para a instalação do VBR uma nova VM com Windows Server seja criada dentro do virtualizador já existente, para que essa nova VM fique dedicada ao VBR, é interessante que a VM tenha um recurso mínio de 2vCpu e 4GB de RAM, ou recomendado de 4vCPU e 8GB de RAM, para melhor desempenho do VBR.
Caso o cenário acima não seja possível, o VBR pode ser instalado diretamente no host físico, vai funcionar também.
1 - Download e instalação do VBR
Agora já com a nova VM criada e dentro dela, para fazer o download do VBR basta acessar este link diretamente no site da Veeam, clique na opção Free/Community, é esta versão do VBR que vamos baixar e instalar, depois clique em DOWNLOAD FREE.
Preencha os campos solicitados ou faça login com uma conta de outro ambiente, como Google ou Microsoft e prossiga, é necessário fazer isso pois a Veeam vai enviar um código de autenicação para este e-mail, precisamos dele para fazer o download da ISO do VBR.
Na tela seguinte clique em DOWNLOAD que a ISO começará a ser baixada, é um arquivo de 12GB. Atualmente a versão mais recente do VBR é a 12.
- A VM dedicada para o VBR precisa estar totalmente atualizada, após subir a mesma atualize tudo o que for necessário, pelo Windows Update, reinicie a VM quantas vezes for preciso e após ela estar totalmente atualizada inicie a instalação.
- É importante também já estar com a licença pronta, em mãos, para usarmos ela já no processo de instalação e ativação do VBR.
Com a ISO do VBR baixada clique duas vezes, o Windows Server já emula a ISO automaticamente, basta ir em Meu Computador e dar dois cliques no executável.
Agora na tela de instalação do VBR clique em Install.
Depois clique em Install Veeam Backup & Replication.
Depois clique em I Accept.
Depois selecione o arquivo de licença e aguarde o VBR validar. Após a valideção clique em Next (após clicar em Next nesta etapa o VBR pode demorar alguns minutos para validar, é normal).
Na seguinte tela basta aguardar, o VBR vai validar os recursos da máquina.
Depois de tudo validado, clique em Install na tela seguinte.
Agora a instalação vai começar, ela tem 8 passos e pode demorar de 15 a 40 minutos, mais ou menos, ou até um pouco mais, dependendo do recurso da VM.
Nesta instalação usei uma VM com 4vCpu e 8GB de RAM, com um disco SSD NVM2, a instalação completa demorou cerca de 16 minutos.
Instalação terminada clique em Finish.
Agora basta se conectar na VBR, com a credencial local da VM mesmo.
2 - Conectando ao Hyper-V
Agora que o VBR já está instalado e ativado, no primeiro acesso ao mesmo ele solicita um update de components padrão, basta clicar em Apply e aguardar.
Após a finalização do update clique em Finish.
Agora vamos conectar o VBR no Hyper-V, dentro dele clique em Inventory, Virtual Infraestructure, depois Add Server.
Vamos selecionar neste caso Microsoft Hyper-V.
Agora podemos colocar tanto o Hostname ou o IP local do host físico, caso for utilizar o IP é interessante setar um IP local fixo na máquina, para que o mesmo não mude futuramente e perca conexão com o VBR, o mesmo sobre o hostname, caso precise alterar ele faça agora.
Selecione a opção Microsoft Hyper-V server (standalone), neste caso, aonde existe apenas 1 host físico.
Depois clique em Add, para adicionar as credenciais de acesso ao host físico, aonde está o Hyper-V, normalmente quando host não faz parte de um domínio acessamos com HOST\Usuário, neste caso WIN-IN5KOHABDK8\Administrator, e a senha. Clique em OK após digitar as credenciais e depois em Next.
Na tela seguinte o VBR faz um review de alguns recursos e componentes instalados, e instala mais alguns, caso necessário, basta clicar em Apply e aguardar a validação/instalação.
Depois de finalizado review clique em Finish.
Pronto, o VBR já está conectado ao host físico e ao Hyper-V e já reconhece as VMs que estão nele, se clicarmos a esquerda no host físico ele já mostra as duas VMs que temos, a VM dedicada ao VBR e uma segunda VM de laboratório que eu criei.
3 - Mapeando repositório local e repositório na nuvem
Com o VBR conectado e as VMs listadas vamos mapear primeiro o repositório local, para que o VBR execute primeiro o backup da VM completa para o repositório local, que geralmente fica em outro disco no próprio host físico ou em outro disco na rede, neste caso vamos mapear um disco no mesmo host, utilizando o protocolo SMB (CIFS).
Dentro do disco em questão crie uma pasta e faça o compartilhamento padrão dela.
Após compartilhar a pasta, o caminho dela ficou assim, copie ele.
De volta ao VBR, a esquerda, clique em Backup Infraestructure, Backup Repositories e no meio da tela clique com o botão direito do mouse e selecione Add backup repository...
Selecione Network attached storage.
Depois selecione SMB Share.
Defina um nome para o repositório e clique em Next, em seguida coloque o caminho da pasta e marque a checkbox de autenticação, utilize a mesma autenticação de antes, usada na conexão do Hyper-V e clique em Next.
Na tela seguinte o VBR faz a leitura do tamanho do disco/repositório, o tamanho total e o que está livre, clique em Next.
Na tela seguinte, opção Mount Server, nada precisa ser alterado, basta clicar em Next.
Na tela seguinte, opção Review basta clicar em Apply e aguardar o VBR criar o repositório.
Repositório criado clique em Finish.
Ao finalizar a criação do repositório o VBR vai exibir essa mensagem:
Ele esta perguntando se queremos mapear este repositório como o padrão do VBR, aonde ele cria alguns itens/pastas por padrão e guarda também diariamente o backup da configuração dele mesmo, isso é bem importante, clique em Yes.
Agora vamos mapear o repositório da nuvem da Skymail, para fazer isso precisamos fazer login no Service Provider do Veeam na Skymail, na mesma aba Backup Infraestructure vamos na opção Service Providers, depois em Add Service Provider.
URL e porta padrão do Veeam da Skymail.
Colocar as credenciais do VAC e clicar em Apply.
Estando tudo ok o VBR vai se conectar ao Service Provider e reconhecer o espaço do repositório da nuvem, basta clicar em Apply para ele finalizar a criação.
Ao finalizar a criação do repositório o VBR faz um rescan padrão no mesmo, é normal, basta aguardar.
Assim vão aparecer os dois repositórios mapeados:
4 - Criação de backup e backup copy
Agora vamos ao último passo, criar um job de backup local, e um job de backup copy, que copia os dados do backup local para a nuvem.
A esquerda clique em Home, depois em Jobs, depois clique com o botão direito do mouse no meio da tela e selecione Backup -> Virtual machine...
Defina um nome para o job e clique em Next, depois clique em Add, expanda o host e selecione a VM, no caso a VM WINDOWS-01 é dedicada ao VBR, então vamos fazer backup da WINDOWS-02, em seguida clique em Next.
Na próxima tela definimos o repositório, neste caso vamos jogar para o repositório local, definimos também retenção conforme a necessidade.
Nesta parte também é interessante clicar na opção Advanced e desmarcar a opção Create synthetical full backups..., isso faz com que periodicamente o job crie um novo backup full, porém não é necessário quando já se tem os backups incrementais com a retenção.
Após desmarcar a opção citada acima clique em OK e depois em Next.
Na tela seguinte, opção Guest Processing, não é necessário mexer em nada.
Na tela seguinte definimos o Schedule, o agendamento do backup, quais dias e horários ele vai rodar automaticamente, o padrão é 1 vez ao dia.
Depois basta clicar em Apply e Finish, o job estará criado.
Agora vamos criar o backup copy, na mesma aba clique com o botão direito do mouse no meio tela e depois em Backup copy...
Defina um nome para o job e clique em Next, repare que a opção Immediate copy (mirroring), fica habilitada, isso indica que este job vai começar a rodar assim que o job que foi criado anteriormente terminar, ou seja, o primeiro job faz backup da VM completa para o repositório local, e o job copy faz backup dos mesmos dados que estão no repositório local para a nuvem, um depois do outro de forma automática, vamos setar isso a seguir.
Clique em Add, depois From job, selecione o job e clique em OK, depois Next.
Na tela seguinte definimos o repositório de destino, agora para a nuvem, definimos também retenção, neste job copy não há criação automática de backup full periodicamente, basta seguir clicando em Next.
Na tela seguinte, opção Data Transfer, não mexemos em nada.
Na tela seguinte definimos o Schedule, o agendamento do backup, como este é o job copy, ele segue o job local, então não mexemos em nada, por padrão ele já fica setado para rodar a qualquer horário do dia, seguindo o job local.
Basta cliar em Apply e Finish, o job backup copy estará criado.
O guia chegou ao fim, este é o processo completo de instalação e ativação básica de um VBR.
Rodei um backup local manualmente para deixar aqui as evidências.
O backup local full terminou em 2:43 minutos, o disco do host e das VMs é um NVM2, ajuda na velocidade de leitura, neste caso.
Backup pra nuvem demorou 10 minutos, já depende além da leitura do disco da rede da VM e do host também.